Investir pra ganhar pouco, melhor não fazer?

Custo de oportunidade é um nome bonito pra dizer que toda ação tem um custo, inclusive a não ação. Quando você opta por não investir, você está, “pagando” um dos dois custos que eu vou falar aqui.

Primeiro, pode ser que você não esteja juntando dinheiro. Você tende a ficar muito exposto ao seu emprego ou ao seu negócio. Com o tempo, isso deve gerar stress e medo de acabar ganhando no almoço o dinheiro que vai gastar na janta.

Então, você precisa, sempre, juntar dinheiro. Nem que pra isso, precise reduzir um pouco sua qualidade de vida. Se não fizer isso, o seu custo é uma vida muito mais estressante.

Agora, tem outro caso frequente pra quem não tá investindo: que é guardar dinheiro de alguma outra forma. A mais comum que eu vejo é com imóveis.

Alguns até tem investimentos, mas são recursos na poupança, em fundos DI dos grandes bancos ou, no caso dos mais jovens, dinheiro rendendo na conta do Nubank.

O custo que está sendo “pago”, nesse caso, é uma rentabilidade muito ruim que pode inviabilizar sua aposentadoria ou, no caso de imóveis, também travar o seu patrimônio por causa da baixa liquidez.

Se você está em uma dessas duas classes, ou seja, não está juntando dinheiro ou está juntando com imóveis e investimentos de baixo risco, você precisa entender que está tomando uma ação com relação aos investimentos.

Você efetivamente está deixando de ganhar participação no lucro de empresas, que seria um investimento em ações. Está deixando de manter seu poder de compra, seja pela inflação ou pela desvalorização da nossa moeda. Está deixando de ganhar alugueis em shoppings e pátios de logística e por aí vai.

A mensagem que eu quero passar, é que não tem como fugir dos investimentos. Só tem como fazer melhor. Se você junta algum dinheiro, então você já investe de alguma maneira. E aí a pergunta é: não vale a pena tentar investir melhor?

Então, eu te desafio a sair da zona de conforto. Faz a conta de quanto o seu imóvel te renderia se você vendesse ele. E se você tirasse o dinheiro da poupança e montasse uma carteira bem diversificada, com ações, dólar, imóveis, inflação e tudo o mais?

Se você tem algum dinheiro juntado, você já tem um custo relacionado aos seus investimentos. Tudo o que resta é tentar investir da melhor forma possível.


Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo:

.
Compartilhe essa página com os seus amigos investidores: